Continuando a lista de problemas comuns de usabilidade e que tendem a ser menos problemático temos:
- Listagens de pesquisa de baixa relevância – Depois da navegação a busca é a maneira mais utilizada para acessar o conteúdo. Busca ineficaz é extremamente problemática para os usuários.
- Multimídia e vídeos longos – A maioria dos videoclipes devem ter duração de menos de 1 minuto para que os usuários prestem atenção neles.
- Layouts Congelados – Sabemos que os usuários odeiam rolagens horizontais e nós sabemos disto. Então é uma boa idéia colocar os tamanhos de sua página em porcentagem, para que seu layout se adapte a diferentes resoluções.
- Incompatibilidade entre diferentes plataformas – Uma recomendação geral é esperar entre cinco e seis anos depois da distribuição de uma nova versão do navegador para que você não se preocupe mais com ela. O IE7 foi introduzido em 2006, então provavelmente você terá que suportá-lo até 2012. Verifique a quantidade de usuários que utilizam sua plataforma em diferentes navegadores e verifique quais são os que valem a pena suportar.
Abaixo agora iremos mostrar uma lista de problemas que grande parte dos usuários se acostumaram a usar e perderam um pouco da sua importância segue abaixo:
- Clicabilidade incerta – Alguns sites costumavam oferecer figuras com links escondidos o que não indica claramente ao usuário que aquele é um link. Sempre que você tem que informar ao usuário aonde clicar você tem um problema de usabilidade.
- Registro – Pedir aos usuários que se registrem antes de realizar qualquer ação no site é uma falha de usabilidade. Isto é causa de negócios perdidos, uma vez que vários usuários não gostam de se registrar.
- URLs Complexos – URLs complexos prejudicam tanto a usabilidade quanto a otimização de ferramentas de busca. A maioria dos sites tem menos de 1 milhão de páginas e portanto funcionam bem com até 50 caracteres.
- Menus suspensos em cascata – No passado qualquer elemento dinâmico, já confundia o usuário, mas parece que os usuários se acostumaram com alguns elementos. Evitem menus com mais de um nível, pois alguns usuários ainda tem problemas com menus de vários níveis.
É isto aí pessoal. Qualquer problema avisem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário