terça-feira, 12 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 1

Olá Pessoal,

Problemas de usabilidade ainda são muito comuns em sites. O que Jakob Nielsen verificou é que uma série de problemas antigos continua a acontecer constantemente em novos sites e merecem constantemente atenção.

Entre a lista de problemas sérios de usabilidade temos:

  • Lista de links que não mudam de cor quando clicados - Entre os erros mais graves listados estão os links que não mudam de cor quando são clicados. Uma boa diretriz de usabilidade é ajudar aos usuários a descobrir onde os usuários estavam, onde eles estão e aonde eles podem ir. A mudança da cor dos links facilita a entender a localização. Esta diretriz só não precisa ser seguida em sites que a mesma ação deve ser executada várias vezes, como por exemplo, em sites que são sistemas de empresas.
  • Quebrar o botão voltar – O botão voltar é o segundo recurso mais utilizado na Web e naturalmente os usuários esperam que eles funcionem como deveria. Quebrar o link voltar atrapalha a navegação e diminui a velocidade dos usuários.
  • Abrir novas janelas do navegador – Ao clicar em um link os usuários esperam que novas páginas sejam abertas na página atual. Desapontá-los é um erro de design e não impede que os usuários saiam de seu site. Tentar não perder os visitantes é uma causa perdida se os usuários realmente quiserem sair.
  • Janelas pop-up – Hoje janelas pop-up são um mal pior do que era no passado. Os usuários estão cada vez mais irritados com janelas pop-up. O simples fato de existir janelas pop-up já é uma razão para os usuários evitarem o site que as possui. A grande maioria dos usuários fecha a janela pop-up antes mesmo de a janela ter sido completamente carregada.
  • Elementos de design que parecem anúncios – Usuários normalmente têm cegueira a anúncios, o que faz com que trechos que se parecem com anúncios nem ao menos sejam vistos. Evite então cores fortes e trechos que se parecem anúncios. Normalmente os usuários não o verão.

Em breve teremos mais posts sobre o assunto.

Aguardem...

image

Nenhum comentário: