Continuando com a lista de problemas descrita por Jakob Nielsen temos então:
- Conteúdo vago ou inútil – Quanto pior as mensagens enviadas por um site, mais os usuários tendem a negligenciar suas mensagens. Conteúdo inútil não apenas irrita as pessoas, como também é a principal causa de vendas perdidas.
- Muito conteúdo e texto não escaneável – Blocos densos de texto causam repulsão por parte dos usuários e sugerem que o trabalho para achar o que se quer é muito árduo.
Como uma lista de problemas que tendem a ser menos problemáticos nos próximos anos, mas que ainda preocupam são:
- Tempo de download lento - Tempo de download lento tende a ser cada vez menos preocupante pelo aumento do número de internets com banda larga, mas ainda preocupa, pois sites lentos continuam como sempre a incomodar.
- Frames – Frames quebram várias diretrizes de usabilidade como a quebra do botão voltar e diferenças entre browsers, o que ainda o torna um problema. O que diminui sua severidade é o fato de cada vez menos sites o utilizarem.
- Flash – Páginas flash também quebram várias diretrizes de usabilidade como o botão voltar, textos escaneáveis, quebra do botão voltar e tempos de downloads lentos. Então o flash deve ser usado com bastante parcimônia.
É isto aí pessoal. Quaisquer problemas avisem...
Um comentário:
Uma dos problemas de usabilidade que vejo muito acontecer é a paguinação as pessoas se esquecer que os sistemas crescem e acabam com paguina de busca gigantescas e demoradas pra carregar.
Postar um comentário