Em um estudo mostrado por Jakob em seu livro de usabilidade, foi mostrado que mais de metade dos usuários de seu experimento não rolou pela página. Somente 42% dos usuários do teste viu algum conteúdo da segunda página. Apenas 14% dos usuários visualizaram mais de duas páginas.
Segundo o autor uma conclusão que se pode tirar sobre isto é que normalmente os usuários são preguiçosos e ignorantes. Outra conclusão diferente segundo ele é que os usuários estão ocupados e há tantas informações na web que não vale a pena se aprofundar em uma página a menos que ela mostre claramente seu valor.
No estudo, 35% das páginas eram tão curtas que não era necessário rolar por elas. A recomendação então não é que as páginas precisem ser tão curtas, mesmo isto resolvendo o problema da rolagem.
Segue então algumas dicas:
- Tente projetar páginas com menos rolagem e tente mostrar no início da página sua importância para o usuário.
- Mostre informações suficientes na primeira parte da página para que os usuários tenham interesse em ver o que está na parte de baixo.
- Qualquer página mais longa que 2,3 telas corre o risco de ser menosprezada, mesmo por aqueles usuários que tem interesse de rolar a página.
É isto aí pessoal. Em breve enviarei mais dicas.
2 comentários:
Artigo interessante, Samuel. E qual seria o impacto desse comportamento nos sistemas baseados na WEB?
Tudo bom Vinicius,
Em Sistemas Web as coisas mudam um pouco. Na verdade se pensando em sistemas, os usuários já se mostram interessados no conteúdo, provavelmente pela obrigatoriedade de o utilizar ou pelo sistema realmente ser útil. Neste caso ele tende a então ler mais conteúdo e a rolar mais a página.
Mas mesmo em sistemas a rolagem excessiva deve ser evitada, pois os usuários continuam ocupados e podem deixar de ver algum conteúdo relevante. A rolagem horizontal também deve ser evitada.
Qualquer problema me avise...
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