domingo, 8 de março de 2009

Papel do ESB dentro de uma arqutetura SOA

SOA é uma arquitetura onde é possível criar, padronizar, documentar funções genéricas únicas, utilizadas por diferentes aplicações em componentes reutilizáveis e com total interoperabilidade, de modo que possam ser compartilhados e acessados por diferentes dispositivos sob a forma de serviço, sem precisarem ser reescritos.

O papel do ESB dentro de uma arquitetura SOA é atuar como infra-estrutura para suportar os princípios de projeto SOA, virtualizando os serviços providos e tornando toda TI transparente para o negócio. Numa arquitetura SOA, o ESB fundamentalmente atua no papel de prover independência de linguagem, transparência de protocolo e localização, independência de formato de dados, independência de plataforma e um modelo de comunicação transparente para que seja possível atingir um baixo acoplamento entre os serviços componentes da arquitetura.

Segue abaixo um exemplo de um ESB:

image

O ESB também tem o papel de prover infra-estrutura para gerenciamento adequado da arquitetura em grande escala. Um ESB serve então como  infra-estrutura de uma arquitetura SOA, lidando com o roteamento, transformação e mediação entre produtores e fornecedores de serviços, sejam eles internos ou externos à organização.

É isto aí pessoal. Qualquer problema avisem.

image

Nenhum comentário: