quarta-feira, 11 de março de 2009

Artigos sobre gerênciamento de Processos de Negócio

Dois artigos que são bem interessantes sobre processos de negócio são “As empresas são grandes coleções de processos”  que se encontra disponível em http://www.fgvsp.br/rae/artigos/006-019.pdf e outro é “Processo, que processo?” que se encontra disponível em http://www.fgvsp.br/rae/artigos/008-019.pdf. Ambos os artigos são escritos pelo Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV, José Ernesto Lima Gonçalves.

O primeiro artigo (“As empresas são grandes coleções de processos”) é um texto que mostra como a idéia de processos está enraizada nas empresas e organizações atuais. O artigo tem como objetivo facilitar a compreensão do assunto e aplicações para o conceito de processos empresariais.

O artigo se mostra bem útil, pois representa uma introdução bem prática sobre alguns dos principais processos nas empresas, além de ressaltar a importância de se organizar também os processos não fabris nas empresas e descreve além disto as características dos processos empresariais e também mostra a importância dos processos na organização e como a tecnologia se liga a eles de forma a facilitar seu mapeamento e gerenciamento.

Em sua conclusão o autor cita que as empresas tem sido cada vez mais centradas em processos, apesar de várias das empresas brasileiras ainda não conhecerem e nem mapearem seus processos.

O texto é muito bem ilustrado com quadros que mostram exemplos de processos, classificações, processos característicos e categorias. O artigo é bem abrangente nos conceitos de processos, mas peca um pouco em não enfatizar nenhum dos pontos de maneira mais profunda.

O segundo artigo (“Processo, que processo?”) é uma continuação do artigo citado anteriormente e resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos.

O artigo começa enfatizando o fato das empresas em geral não saberem como se organizarem por processos e identifica algumas empresas que já possuem esforços nesta direção como a IBM, HP, entre outras e então fala sobre como a empresa pode verificar e desenhar seus processos e como em alguns casos isto pode ser bem difícil em áreas não fabris da empresa, além de mostrar que para que a empresa se organize em processos o foco da empresa deixa de ser a estrutura da empresa e passa a ser o cliente.

É mostrado então algumas comparações entre organogramas e processos, estrutura organizacional versus estrutura organizacional por processos e estruturação por processos e também uma maneira de realizar a classificação de empresas com relação à organização por processos.

Uma parte mais prática do artigo se refere a como materializar os princípios de organização por processos que passa uma visão ampla, mas bem simplista dos passos a serem seguidos para que uma empresa mude sua estrutura para se aproximar de uma organização por processos.

Numa parte final o texto mostra em um quadro muito bem feito o quanto é recomendado para a empresa se orientar a processos de acordo com alguns fatores definidos pelo autor, tais como necessidade de flexibilidade e agilidade.

O autor então conclui que o futuro vai pertencer às empresas que consigam explorar seus processos tanto fabris quanto não fabris e que consigam centrar seus esforços em seus clientes, o que para mim faz muito sentido. O texto é muito bem escrito e possui exemplos claros e quadros e ilustrações que facilitam a leitura.

Ambos os textos cumprem muito bem os objetivos propostos e passam uma visão bem abrangente dos processos atuais nas empresas e de como orientar as empresas a processos.

É isto aí pessoal. Espero que ajude e que incentive vocês a ler os artigos que são bem interessantes. Qualquer problema me avisem…

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