domingo, 1 de março de 2009

Considerações do texto: The Web Services Debate e .Net vs. J2EE

A utilização de Web Services permite a comunicação e a interoperabilidade entre várias diferentes linguagens de programação. Sua utilização requer a cooperação entre as facções JEE e .NET. A tecnologia ainda não é madura o suficiente, mas basicamente é um servidor que escuta e responde SOAP, geralmente utilizando http. Na prática Web Services suporta WSDL para descrever suas interfaces, e podem também ser ouvidas em um registro UDDI.

A utilização de Web Services permite uma comunicação fácil entre várias plataformas de desenvolvimento, o que coloca fogo na discussão sobre qual plataforma de desenvolvimento é melhor. Particularmente nos artigos a comparação se concentra nas plataformas .NET e J2EE.

Uma vez que Web Services não é uma tecnologia que depende nem de J2EE e nem de .NET, é somente baseado em SOAP, XML e outros tecnologias independentes, a decisão de utilizar uma das duas tecnologias é somente uma questão de em que ambiente de desenvolvimento será realizado o deploy dos Web Services.

Segundo os defensores do J2EE a plataforma é mais madura, mais robusta, mais flexível e mais testada. Cerca de 55 a 70% dos deploys dos Web Services foram feitos utilizando a plataforma J2EE. Além disto, possui suporte de uma vasta quantidade de vendedores tais como SAP, IBM, BEA, Oracle, entre outros. Também segundo os defensores da tecnologia J2EE a plataforma é portável ou seja, possui a facilidade de ser escrita em algum lugar e poder rodar em qualquer lugar.

Segundo os defensores do .NET, esta plataforma é mais simples, mais barato para executar o deploy, mais barato de executar manutenção, possui melhor performance e custo de solução menor. Segundo também os defensores da tecnologia são necessárias menos linhas de código, o que aumenta a rapidez de desenvolvimento.

Web Services é realmente uma tecnologia que tende a ser muito importante para o desenvolvimento de aplicações no futuro e há espaço no mercado para o convívio tanto de aplicações J2EE quanto de aplicações .NET. Cabe a empresa a escolha da tecnologia que mais se aplica ao projeto a ser desenvolvido.

É isto aí pessoal. Qualquer problema me avisem.

image

Nenhum comentário: