terça-feira, 18 de março de 2008

Porque integrar mantis e subversion

Hoje me perguntaram sobre qual o benefício de se integrar o Mantis e o Subversion e então resolvi escrever este post. No ultimo serviço trabalhávamos com o Bugzilla, o SVN e também com o Cruise control.

Então a seqüência de passos lá era a seguinte:

  1. Desenvolvíamos nossa parte do sistema e subíamos com nossas alterações para o SVN.
  2. Então o Cruise control executava a integração de tudo que todo mundo mexeu.
  3. Para cada vez que o Cruise control integrava e executava os testes de unidade com sucesso era gerada uma nova versão no SVN.
  4. Então os testadores procuravam os erros nas versões geradas pelo Cruise Control (e consequentemente também no SVN).
  5. Se achassem algum erro era cadastrado no Bugzilla junto com o número da versão do SVN.
  6. Uma vez encontrado o erro este era corrigido e era colocada a versão provável em que a correção já estaria corrigida. Neste caso era mais uma estimativa, porque queríamos evitar que os testadores verificassem erros corrigidos antes deste ter sido integrado pelo Cruise Control.

Esta era a seqüência normal. No nosso caso não existia integração entre o SVN e o Bugzilla e então a gente olhava no Cruise control e colocava na mão o número da versão. Esta versão era importante para depois conseguirmos ver quando o erro ocorreu e também funcionava como uma proteção para os testadores. O pessoal só poderia colocar o erro como inválido se fosse testado na mesma versão em que o erro foi cadastrado.

Não utilizei ainda os dois integrados ainda, mas a integração é então importante para que você cadastre o erro para a versão correspondente e para que a ferramenta te auxilie com isto.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom Artigo.
Dentro deste link.
http://ead.teclider.com.br/wiki/index.php/T%C3%B3picos_de_Eclipse
tem video aulas de como integrar o svn ao eclipse. e tambem o mantis

Unknown disse...

O link das aulas de vídeo está retornando mensagem de acesso negado.