segunda-feira, 3 de março de 2008

Diagrama de estrutura composta

Olá pessoal,

Quis hoje começar a debater sobre alguns diagramas da uml 2.0 que são pouco utilizados. O primeiro da lista de diagramas pouco utilizados é o diagrama de estrutura composta.

O diagrama de estrutura composta é utilizado para modelar colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica.

Então podemos dizer que o diagrama de estrutura composta reflete a colaboração interna das classes para descrever a funcionalidade. São bem similares aos diagramas de classes, exceto pelo fato de que eles modelam um uso específico da estrutura.


Retirado de http://www.novatec.com.br

O termo estrutura se refere à composição dos elementos estruturais interconectados de forma a atingir algum objetivo comum. O exemplo acima mostra como as instâncias das classes autor, submissão, tema e tipo colaboram entre si para submeter à submissão. As colaborações podem também possuir multiplicidade, se as regras seguidas pelas classes utilizarem múltiplas instâncias.

Este é um diagrama que não é muito utilizado na UML e provavelmente é mais um diagrama teórico do que um diagrama utilizado nos processos de desenvolvimento.

Nenhum comentário: