quinta-feira, 13 de março de 2008

Diagrama de objetos

Na prática este é mais um dos diagramas muito pouco utilizados. O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase à mesma notação. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em certo momento de sua execução.

Existem apenas duas diferenças entre o diagrama de classes os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas. Este diagrama é importante para se ter uma visão do sistema em determinado tempo e para se conferir se os dados estão atribuídos corretamente no tempo e se são consistentes.

Segue abaixo um exemplo de um diagrama de objetos:

O exemplo acima mostra um diagrama de objetos para o cliente Michael Richardson e seus dois pedidos na Virtual LTDA. O diagrama pode ser lido da seguinte maneira: O objeto R. Michael Richardson da classe Cliente está associado a ambos os objetos 123456 e 123700 da classe Pedido. Usa-se o diagrama de objetos para modelar a visão estática de um sistema. Ele mostra o retrato do sistema em determinado momento.

É isto aí pessoal. Qualquer problema entrem em contato...

2 comentários:

Anônimo disse...

seu diagrama de objetos está didaticamente errado.

Celson Aquino disse...

Eu acho que a explicação do diagrama de objetos está correta e bem clara! A pessoa que achou que está errada esqueceu de informar porque está errada.