terça-feira, 2 de junho de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 5

Continuando a lista de problemas potenciais de usabilidade iniciada no último post temos então:

8. Palavras inventadas – Há mais tempo na bolha da Internet vários sites criavam o seu próprio dialeto e inventavam palavras. Isto era feito com o intuito de instigar os usuários a explorar o site, mas criavam o efeito inverso que era de confundir, além de prejudicar os sistemas de busca.

9. Conteúdo ultrapassado – Informações ultrapassadas sendo dadas como atuais são problemas sérios de usabilidade e prejudicam a confiança dos usuários no site visitado.

10. Inconsistência dentro de um WebSite – Páginas na web devem ser consistentes. Áreas de sites que não se encaixam no padrão visual do restante dão uma má impressão ao usuário, além de gerar certa confusão.

11. Solicitações prematuras de informações pessoais – Se um estranho te abordasse e perguntasse a você seu nome, telefone, cpf, data de nascimento e identidade provavelmente você fugiria. Esta é a impressão que se passa quando um site pede seus dados prematuramente. A maioria dos sites agora deixa você realizar suas ações como pesquisar produtos, preços, entre outros para depois pedir suas informações pessoais, o que garante uma quantidade maior de clientes. Pedir então os dados prematuramente é um problema grave de usabilidade e deve ser evitado.

12. Vários sites – As empresas criavam vários sites para diferentes produtos e para cada um criava endereços diferentes. Isto é um problema de usabilidade, uma vez que não existia integração e a navegação não ficava unificada. Sites unificados auxiliam os usuários a realizar a navegação.

13. Páginas órfãs – Páginas órfãs são páginas que não levam a nada. Se acessar uma você não conseguirá ir a mais lugar algum. Este é um problema quase extinto, mas merece um comentário, pois quando acontece é uma falha muito séria.

É isto aí pessoal. Em breve postarei mais sobre o assunto.

image

Nenhum comentário: