quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 4

Olá pessoal. Acabamos de passar os 10.000 acessos ao site desde que comecei a monitorar os acessos e queria agradecer a todos que acompanham o site. Hoje vamos continuar com a série de problemas de usabilidade começada há algum tempo.

Segundo Jackob Nielsen, treze problemas de design iniciais são menos problemáticos hoje, pois os designers aprenderam a projetar para a Web. Estes continuam a ser problemas potenciais de usabilidade, mas a maioria dos Web Designers aprendeu a utilizá-lo.

Segue abaixo a lista:

  1. Plugins de tecnologias de ponta – Os usuários tem medo de executarem algum download na Internet por medo de vírus e tem medo da instalação de novos plugins nos navegadores. Os designers tiveram o bom senso e reconheceram que não podiam forçar os usuários a utilizarem novas tecnologias e começaram a utilizar tecnologias testadas há alguns anos. Uma recomendação então é esperar pelo menos dois anos para utilizar alguma tecnologia nova no site e não forçar o usuário a atualizar qualquer coisa ao acessar seu site.
  2. Interfaces 3D com o usuário – Interfaces tridimensionais normalmente são excessivamente difíceis de se utilizar e raramente valem o esforço. O problema básico é que imagens em 3D são exibidas em uma superfície bidimensional (tela) e controladas por um dispositivo bidimensional (mouse). Os usuários passam a maior parte do tempo lutando com a interface em vez de visualizar o produto. Interfaces 3D devem então ser evitadas.
  3. Design poluído – Páginas que sobrecarregam os usuários com um conjunto grande de elementos normalmente é pouco utilizado pelos usuários. Elementos em movimento, luzes intermitentes, links pobremente estruturados e textos em excesso devem ser evitados, pois tornam a página muito carregada.
  4. Páginas Splash – Páginas Splash são páginas de abertura aparecem em alguns sites antes da verdadeira página Principal. Segundo palavras do próprio Jackob elas devem morrer, pois dão a impressão de que o site se preocupa mais com a sua própria imagem do que com a solução do problema deles.

    clip_image002Exemplo de página Splash

  5. Imagens gráficas em movimento e texto rolável – Os usuários tem cegueira a banners como dito em um post anterior e na web imagens gráficas em movimento e texto rolável são ignorados pelos usuários. Lembrem-se que na Internet se você grita mais alto dá a impressão que não tem nada de importante a dizer.
  6. Componentes de interface gráfica personalizados – Botões que não se parecem botões, barras de rolagem personalizadas que não se parecem com barras de rolagem são problemas que tornam o site mais difícil de utilizar. Evitem alterar os padrões já aprendidos pelos usuários da Web.
  7. Não expor quem está por trás das informações – O usuário deve confiar no responsável pelo site para que este possa passar a ter uma relação de confiança com o mesmo. Dados como o quem somos presente em alguns sites devem ser colocados e devem responder questões como o principal executivo, a informação correta de contato, a filosofia da empresa e o histórico e marcos.

No próximo post terminaremos a lista de problemas...

image

Nenhum comentário: