sábado, 14 de fevereiro de 2009

Considerações sobre o desenvolvimento com JSF

Olá pessoal,

Neste post de hoje quis falar um pouco sobre o que estou achando do desenvolvimento com JSF. Para o desenvolvimento com JSF estamos utilizando a distribuição RichFaces com Facelets. A meu ver o desenvolvimento ficou bem produtivo e bem orientado mesmo a componentes.

Criamos componentes para quase tudo com Facelets o que tornou a implementação ainda mais simples. Um exemplo de componente criado com Facelets é mostrado aqui. A utilização de ajax com o a4j (componente do RichFaces) é simples, elegante e torna a usabilidade das páginas muito legal.

Uma grande reclamação é sobre a curva de aprendizagem, mas particularmente não achei o fim do mundo. O que mais achei difícil no começo é decidir sobre quais componentes utilizar em dadas situações, uma vez que existem vários componentes, mas uma vez utilizado é bem tranquilo.

O modelo orientado a eventos tem facilitado muito a minha vida e abre um leque maior de opções sobre como desenvolver novas funcionalidades. A quantidade de componentes prontos do RichFaces também me facinou e um exemplo de utilização pode ser visto aqui. Na minha opnião JSF tornou realmente o desenvolvimento mais simples e tende a se tornar mesmo um padrão da industria.

É isto aí pessoal. Qualquer problema me avisem...


Nenhum comentário: