sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Manual de configuração de ambiente para desenvolvimento Web

JDK

O JDK é um kit de desenvolvimento Java fornecido livremente pela Sun. Constitui um conjunto de programas que engloba compilador, interpretador e utilitários, fornecendo um pacote de ferramentas básicas para o desenvolvimento de aplicações Java.

Procure a versão do jdk que será utilizado em sua aplicação no site http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp.

Eclipse e WTP

O Eclipse é uma robusta plataforma de software livre para desenvolvimento de aplicações em Java. O projeto Eclipse surgiu e mantém sua força da doação e envolvimento da IBM para manter como código aberto uma base para suas ferramentas IBM/Rational. O projeto, ao longo dos anos, ganhou o apoio e participação de grandes empresas e instituições, como Borland, BEA, JBoss e Oracle.

O grande problema é que o foco central do projeto Eclipse não é ser um ambiente de desenvolvimento pronto, mas sim uma plataforma ampla e aberta, sobre a qual se pode desenvolver um efetivo ambiente de desenvolvimento.

O WTP é um projeto que faz parte do Eclipse.Org e tem por finalidade prover um ambiente de desenvolvimento padrão para web sob a plataforma Eclipse, sendo formado por um conjunto de APIs para JEE e aplicações web, além de ferramentas para suporte de deploy e testes de aplicações.

Baixando e instalando o Eclipse com o WTP:

  1. Entre no site http://www.eclipse.org/webtools/news.php e procure a última versão estável.

  1. Clique em download e procure a versão Web Tools Platform All-In-One Packages para o seu sistema operacional.

  1. Execute o download e extraia na pasta de sua preferência.

Tomcat

O Tomcat é um servidor de aplicações Java para web. É software livre e de código aberto, surgido dentro do conceituado projeto Apache Jakarta e que teve apoio e endosso oficial da Sun Microsystems como Implementação de Referência (RI) para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP). Atualmente, o Tomcat tem seu próprio projeto de desenvolvimento independente, dentro da Apache Software Foundation.

Baixando e instalando o tomcat:

Dica: Tente procurar uma versão que seja compatível com a jdk que vc está usando.

  1. Entre no site http://tomcat.apache.org/ e clique o tomcat de sua preferência.
  2. Procure a sua distribuição binária e execute o download.
  3. Extraia o zip baixado na pasta de sua preferência

Nenhum comentário: