segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Certificação: Ter ou não ter

Olá pessoal,

Tenho sido questionado sobre o real valor de certificações para o profissional de TI. Resolvi então escrever este post a respeito do assunto.

Certificação profissional é o processo voluntário pelo qual uma entidade não-governamental fornece uma credencial a um indivíduo depois de verificar que ele atendeu a critérios pré-determinados. É o veículo pelo qual uma profissão (ou ocupação) diferencia seus membros, utilizando padrões geralmente definidos num processo consensual.

A certificação profissional credencia um indivíduo a desempenhar determinada atividade, com base em padrões e normas pré-estabelecidos por agências, associações ou empresas. O credenciamento é obtido com a aprovação do candidato numa prova elaborada de tal forma que comprove a competência do candidato.

Ou seja, certificação é uma forma das empresas saberem que possuem os profissionais corretos fazendo as coisas corretas, muitas empresas inclusive lhe pagam para fazer a certificação e não apenas porque elas contam pontos em licitações.

Certificação não te garante salário e nem a qualidade do profissional. A certificação foi criada (a Microsoft foi a primeira a pensar nisso) simplesmente para atestar ou não que a pessoa que fez a certificação conhece um determinado produto (em uma determinada versão).

Determinada empresa atesta que o José conhece determinada tecnologia. É uma maneira simples e correta de provar em uma seleção de emprego que você tem o domínio de algo.

Você não precisa tirar a certificação, como também não precisa fazer faculdade, como também não precisa conhecer outras línguas ou conhecer de novas tecnologias.

Agora caso você tenha algumas destas coisas, isto vai fazer um bem danado na sua carreira.

Resumindo, certificação é um diferencial, é motivo de orgulho e achar legal, e quer saber dá um prazer enorme passar nas provas.

Nenhum comentário: