quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 4

Olá pessoal. Acabamos de passar os 10.000 acessos ao site desde que comecei a monitorar os acessos e queria agradecer a todos que acompanham o site. Hoje vamos continuar com a série de problemas de usabilidade começada há algum tempo.

Segundo Jackob Nielsen, treze problemas de design iniciais são menos problemáticos hoje, pois os designers aprenderam a projetar para a Web. Estes continuam a ser problemas potenciais de usabilidade, mas a maioria dos Web Designers aprendeu a utilizá-lo.

Segue abaixo a lista:

  1. Plugins de tecnologias de ponta – Os usuários tem medo de executarem algum download na Internet por medo de vírus e tem medo da instalação de novos plugins nos navegadores. Os designers tiveram o bom senso e reconheceram que não podiam forçar os usuários a utilizarem novas tecnologias e começaram a utilizar tecnologias testadas há alguns anos. Uma recomendação então é esperar pelo menos dois anos para utilizar alguma tecnologia nova no site e não forçar o usuário a atualizar qualquer coisa ao acessar seu site.
  2. Interfaces 3D com o usuário – Interfaces tridimensionais normalmente são excessivamente difíceis de se utilizar e raramente valem o esforço. O problema básico é que imagens em 3D são exibidas em uma superfície bidimensional (tela) e controladas por um dispositivo bidimensional (mouse). Os usuários passam a maior parte do tempo lutando com a interface em vez de visualizar o produto. Interfaces 3D devem então ser evitadas.
  3. Design poluído – Páginas que sobrecarregam os usuários com um conjunto grande de elementos normalmente é pouco utilizado pelos usuários. Elementos em movimento, luzes intermitentes, links pobremente estruturados e textos em excesso devem ser evitados, pois tornam a página muito carregada.
  4. Páginas Splash – Páginas Splash são páginas de abertura aparecem em alguns sites antes da verdadeira página Principal. Segundo palavras do próprio Jackob elas devem morrer, pois dão a impressão de que o site se preocupa mais com a sua própria imagem do que com a solução do problema deles.

    clip_image002Exemplo de página Splash

  5. Imagens gráficas em movimento e texto rolável – Os usuários tem cegueira a banners como dito em um post anterior e na web imagens gráficas em movimento e texto rolável são ignorados pelos usuários. Lembrem-se que na Internet se você grita mais alto dá a impressão que não tem nada de importante a dizer.
  6. Componentes de interface gráfica personalizados – Botões que não se parecem botões, barras de rolagem personalizadas que não se parecem com barras de rolagem são problemas que tornam o site mais difícil de utilizar. Evitem alterar os padrões já aprendidos pelos usuários da Web.
  7. Não expor quem está por trás das informações – O usuário deve confiar no responsável pelo site para que este possa passar a ter uma relação de confiança com o mesmo. Dados como o quem somos presente em alguns sites devem ser colocados e devem responder questões como o principal executivo, a informação correta de contato, a filosofia da empresa e o histórico e marcos.

No próximo post terminaremos a lista de problemas...

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terça-feira, 26 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 3

Continuando a lista de problemas comuns de usabilidade e que tendem a ser menos problemático temos:

  1. Listagens de pesquisa de baixa relevância – Depois da navegação a busca é a maneira mais utilizada para acessar o conteúdo. Busca ineficaz é extremamente problemática para os usuários.
  2. Multimídia e vídeos longos – A maioria dos videoclipes devem ter duração de menos de 1 minuto para que os usuários prestem atenção neles.
  3. Layouts Congelados – Sabemos que os usuários odeiam rolagens horizontais e nós sabemos disto. Então é uma boa idéia colocar os tamanhos de sua página em porcentagem, para que seu layout se adapte a diferentes resoluções.
  4. Incompatibilidade entre diferentes plataformas – Uma recomendação geral é esperar entre cinco e seis anos depois da distribuição de uma nova versão do navegador para que você não se preocupe mais com ela. O IE7 foi introduzido em 2006, então provavelmente você terá que suportá-lo até 2012. Verifique a quantidade de usuários que utilizam sua plataforma em diferentes navegadores e verifique quais são os que valem a pena suportar.
Abaixo agora iremos mostrar uma lista de problemas que grande parte dos usuários se acostumaram a usar e perderam um pouco da sua importância segue abaixo:

  1. Clicabilidade incerta – Alguns sites costumavam oferecer figuras com links escondidos o que não indica claramente ao usuário que aquele é um link. Sempre que você tem que informar ao usuário aonde clicar você tem um problema de usabilidade.
  2. Registro – Pedir aos usuários que se registrem antes de realizar qualquer ação no site é uma falha de usabilidade. Isto é causa de negócios perdidos, uma vez que vários usuários não gostam de se registrar.
  3. URLs Complexos – URLs complexos prejudicam tanto a usabilidade quanto a otimização de ferramentas de busca. A maioria dos sites tem menos de 1 milhão de páginas e portanto funcionam bem com até 50 caracteres.
  4. Menus suspensos em cascata – No passado qualquer elemento dinâmico, já confundia o usuário, mas parece que os usuários se acostumaram com alguns elementos. Evitem menus com mais de um nível, pois alguns usuários ainda tem problemas com menus de vários níveis.
É isto aí pessoal. Qualquer problema avisem...

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quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 2

Continuando com a lista de problemas descrita por Jakob Nielsen temos então:

  • Conteúdo vago ou inútil – Quanto pior as mensagens enviadas por um site, mais os usuários tendem a negligenciar suas mensagens. Conteúdo inútil não apenas irrita as pessoas, como também é a principal causa de vendas perdidas.
  • Muito conteúdo e texto não escaneável – Blocos densos de texto causam repulsão por parte dos usuários e sugerem que o trabalho para achar o que se quer é muito árduo.

Como uma lista de problemas que tendem a ser menos problemáticos nos próximos anos, mas que ainda preocupam são:

  • Tempo de download lento - Tempo de download lento tende a ser cada vez menos preocupante pelo aumento do número de internets com banda larga, mas ainda preocupa, pois sites lentos continuam como sempre a incomodar.
  • Frames – Frames quebram várias diretrizes de usabilidade como a quebra do botão voltar e diferenças entre browsers, o que ainda o torna um problema. O que diminui sua severidade é o fato de cada vez menos sites o utilizarem.
  • Flash – Páginas flash também quebram várias diretrizes de usabilidade como o botão voltar, textos escaneáveis, quebra do botão voltar e tempos de downloads lentos. Então o flash deve ser usado com bastante parcimônia.

É isto aí pessoal. Quaisquer problemas avisem...

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terça-feira, 12 de maio de 2009

Lista de problemas de usabilidade – Parte 1

Olá Pessoal,

Problemas de usabilidade ainda são muito comuns em sites. O que Jakob Nielsen verificou é que uma série de problemas antigos continua a acontecer constantemente em novos sites e merecem constantemente atenção.

Entre a lista de problemas sérios de usabilidade temos:

  • Lista de links que não mudam de cor quando clicados - Entre os erros mais graves listados estão os links que não mudam de cor quando são clicados. Uma boa diretriz de usabilidade é ajudar aos usuários a descobrir onde os usuários estavam, onde eles estão e aonde eles podem ir. A mudança da cor dos links facilita a entender a localização. Esta diretriz só não precisa ser seguida em sites que a mesma ação deve ser executada várias vezes, como por exemplo, em sites que são sistemas de empresas.
  • Quebrar o botão voltar – O botão voltar é o segundo recurso mais utilizado na Web e naturalmente os usuários esperam que eles funcionem como deveria. Quebrar o link voltar atrapalha a navegação e diminui a velocidade dos usuários.
  • Abrir novas janelas do navegador – Ao clicar em um link os usuários esperam que novas páginas sejam abertas na página atual. Desapontá-los é um erro de design e não impede que os usuários saiam de seu site. Tentar não perder os visitantes é uma causa perdida se os usuários realmente quiserem sair.
  • Janelas pop-up – Hoje janelas pop-up são um mal pior do que era no passado. Os usuários estão cada vez mais irritados com janelas pop-up. O simples fato de existir janelas pop-up já é uma razão para os usuários evitarem o site que as possui. A grande maioria dos usuários fecha a janela pop-up antes mesmo de a janela ter sido completamente carregada.
  • Elementos de design que parecem anúncios – Usuários normalmente têm cegueira a anúncios, o que faz com que trechos que se parecem com anúncios nem ao menos sejam vistos. Evite então cores fortes e trechos que se parecem anúncios. Normalmente os usuários não o verão.

Em breve teremos mais posts sobre o assunto.

Aguardem...

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segunda-feira, 4 de maio de 2009

Diretriz de usabilidade de rolagem de página

Em um estudo mostrado por Jakob em seu livro de usabilidade, foi mostrado que mais de metade dos usuários de seu experimento não rolou pela página. Somente 42% dos usuários do teste viu algum conteúdo da segunda página. Apenas 14% dos usuários visualizaram  mais de duas páginas.

Segundo o autor uma conclusão que se pode tirar sobre isto é que normalmente os usuários são preguiçosos e ignorantes. Outra conclusão diferente segundo ele é que os usuários estão ocupados e há tantas informações na web que não vale a pena se aprofundar em uma página a menos que ela mostre claramente seu valor.

No estudo, 35% das páginas eram tão curtas que não era necessário rolar por elas. A recomendação então não é que as páginas precisem ser tão curtas, mesmo isto resolvendo o problema da rolagem.

Segue então algumas dicas:

  • Tente projetar páginas com menos rolagem e tente mostrar no início da página sua importância para o usuário.
  • Mostre informações suficientes na primeira parte da página para que os usuários tenham interesse em ver o que está na parte de baixo.
  • Qualquer página mais longa que 2,3 telas corre o risco de ser menosprezada, mesmo por aqueles usuários que tem interesse de rolar a página.

É isto aí pessoal. Em breve enviarei mais dicas.

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