quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como os usuários utilizam a Web

Um detalhe interessante sobre como os usuários usam a Web é como as pessoas utilizam os sites. Em média segundo estudos de Jakob Nielsen os usuários gastam 1 minuto e 49 segundos antes de decidir abandoná-lo e partir para outro. Outro detalhe se refere ao fato dos mesmos usuários, ao decidirem realizar uma tarefa em um site específico, gastarem em média 3 minutos e 49 segundos.

Para escolher o site que usarão para realizar a tarefa específica eles vêem 3,2 sites além do site de busca e ao saírem de um site eles apenas em 12% dos casos voltaram ao mesmo site para realizar a tarefa. Isto mostra como cada vez mais a usabilidade é importante e que a disputa é cada vez maior.

Um dado muito interessante é o fato de a Homepage do site ter sido acessada primeiramente em 40% dos casos enquanto nos outros 60% os usuários acessaram os links profundos.

Com relação à página principal, os usuários gastaram em média 30 segundos para visualizá-la. Nesta página é necessário dizer muita coisa em muito pouco tempo. Entre os objetivos desta página deve-se responder as seguintes perguntas básicas:

  1. O site em que eles chegaram.
  2. Os benefícios que a empresa oferece.
  3. Algo sobre a empresa e seus produtos mais recentes.
  4. As opções para os usuários chegarem às seções mais relevantes pra eles.

Nas páginas internas, o estudo mostrou que os usuários gastam em média 55 segundos, o que mostra a vantagem de utilização de links profundos já que o usuário lê substancialmente mais informações. 3 diretrizes foram dadas por Jakob no livro para links profundos.

  1. Informe os usuários onde eles estão e como podem prosseguir para outras partes do site. Neste caso é importante o nome ou logotipo da empresa no canto superior esquerdo, um link de um único clique para a homepage e um sistema de busca no site preferivelmente no canto superior direito.
  2. Oriente o usuário quanto ao restante do site. Se o site possuir uma estrutura hierárquica utilize um “breadcrumb trail” ou “trilha de migalhas de pão” que são links que permitem que os usuários subam e desçam na hierarquia do site.
  3. Não pressuponham que o usuário seguiu um único caminho para chegar a página atual. Talvez os usuários perderam algumas informações na hierarquia.

É isto aí pessoal. Em breve postarei mais diretrizes de usabilidade mostradas no livro Usabilidade na Web.

image

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Livro sobre usabilidade na web

Acabei de ler um livro sobre usabilidade na web escrito por um dos maiores papas da usabilidade atual. Jakob Nielsen e Hoa Loranger conseguiram reunir em um ótimo livro, grandes pecados da usabilidade em sites hoje. Com certeza um ótimo livro e extremamente importante para quem que montar um site ou sistema hoje em dia.

clip_image002

Usabilidade na Web - Projetando Websites com Qualidade

A tradução do livro é ótima e a grande quantidade de exemplos facilita a identificação das falhas nos sites. Terei de montar uma apresentação sobre o livro e postarei ao longo das próximas semanas, alguns tópicos, abordados no livro.

É isto aí pessoal...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Resultado da enquete sobre IDEs Java

Pela resposta dos visitantes vimos que a IDE Eclipse continua sendo a mais utilizada para o desenvolvimento Java. Em segundo lugar na pesquisa vemos que a utilização do Netbeans. Em terceiro lugar vieram empatados o WSAD e o MyEclipseIDE.

image

Nesta última votação tivemos uma participação mais ativa dos visitantes. Em breve teremos novas enquetes e continuem votando.

É isto aí pessoal.

image

domingo, 5 de abril de 2009

Interceptadores em EJB3

Acabamos de passar dos 6.000 acessos ao site desde que começamos a monitorar os acessos com o analytics e não poderia deixar de agradecer enviando um post que talvez ajude a quem quer monitorar e realizar log das operações realizadas pelas chamadas ao EJB. Neste post de hoje vamos falar sobre interceptadores em EJB3.

A especificação de EJB3 define o que seriam interceptadores que adicionam a abilidade de interceptar métodos de negócio de Session Beans e de Message Drive Beans.
Segue abaixo um exemplo de um interceptador que foi implementado com o intuito de realizar um log dos métodos de negócio chamados:

/**
* Classe interceptadora que imprime os métodos de negócio
* que estão sendo chamandos durante a execução do programa.
*
* @author samuelmd
*
*/
public class LogJPAInterceptor {

@AroundInvoke
public Object logInterceptor(InvocationContext invocation)

throws Exception {
Logger logger = Logger.getLogger(LogJPAInterceptor.class);

logger.debug(" ---------------------------- ");
logger.debug("Chamando método " + invocation.getMethod()
+ " da classe " + invocation.getTarget());

Object[] objetos = invocation.getParameters();

if (objetos != null) {
logger.debug("Métodos com os parâmetros :");
for (Object objeto : objetos) {
if (objeto != null) {
logger.debug(objeto.getClass().getName() + " : "
+ objeto.toString());
}
}
}

logger.debug(" ---------------------------- ");
return invocation.proceed();
}
}

A anotação @AroundInvoke indica para o sistema qual o método realizará a interceptação dos métodos de negócio.

Interceptadores podem ser adicionados de 3 maneiras diferentes assim como mostrados abaixo:

  • Default. Só podem ser adicionados através do descritor de implantação assim como definido abaixo:
    <assembly-descriptor>
    <!—Interceptadores default -->
    <interceptor-binding>
    <ejb-name>*</ejb-name>
    <interceptor-class>
    com.thinkworks.interceptor.LogJPAInterceptor
    </interceptor-class>
    </interceptor-binding>
    </assembly-descriptor&gt
  • Classe. Podem ser adicionados tando pelo descritor de implantação quanto pela anotação @Interceptors ({LogJPAInterceptor.class}) em cima da classe.
  • Método. Definido pela anotação @Interceptors ({LogJPAInterceptor.class}) em cima da classe.

É isto aí pessoal. Mais informações podem ser encontradas em http://docs.jboss.org/ejb3/app-server/tutorial/interceptor/interceptor.html.

Qualquer problema avisem…

image