quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como os usuários utilizam a Web

Um detalhe interessante sobre como os usuários usam a Web é como as pessoas utilizam os sites. Em média segundo estudos de Jakob Nielsen os usuários gastam 1 minuto e 49 segundos antes de decidir abandoná-lo e partir para outro. Outro detalhe se refere ao fato dos mesmos usuários, ao decidirem realizar uma tarefa em um site específico, gastarem em média 3 minutos e 49 segundos.

Para escolher o site que usarão para realizar a tarefa específica eles vêem 3,2 sites além do site de busca e ao saírem de um site eles apenas em 12% dos casos voltaram ao mesmo site para realizar a tarefa. Isto mostra como cada vez mais a usabilidade é importante e que a disputa é cada vez maior.

Um dado muito interessante é o fato de a Homepage do site ter sido acessada primeiramente em 40% dos casos enquanto nos outros 60% os usuários acessaram os links profundos.

Com relação à página principal, os usuários gastaram em média 30 segundos para visualizá-la. Nesta página é necessário dizer muita coisa em muito pouco tempo. Entre os objetivos desta página deve-se responder as seguintes perguntas básicas:

  1. O site em que eles chegaram.
  2. Os benefícios que a empresa oferece.
  3. Algo sobre a empresa e seus produtos mais recentes.
  4. As opções para os usuários chegarem às seções mais relevantes pra eles.

Nas páginas internas, o estudo mostrou que os usuários gastam em média 55 segundos, o que mostra a vantagem de utilização de links profundos já que o usuário lê substancialmente mais informações. 3 diretrizes foram dadas por Jakob no livro para links profundos.

  1. Informe os usuários onde eles estão e como podem prosseguir para outras partes do site. Neste caso é importante o nome ou logotipo da empresa no canto superior esquerdo, um link de um único clique para a homepage e um sistema de busca no site preferivelmente no canto superior direito.
  2. Oriente o usuário quanto ao restante do site. Se o site possuir uma estrutura hierárquica utilize um “breadcrumb trail” ou “trilha de migalhas de pão” que são links que permitem que os usuários subam e desçam na hierarquia do site.
  3. Não pressuponham que o usuário seguiu um único caminho para chegar a página atual. Talvez os usuários perderam algumas informações na hierarquia.

É isto aí pessoal. Em breve postarei mais diretrizes de usabilidade mostradas no livro Usabilidade na Web.

image

Nenhum comentário: