terça-feira, 8 de abril de 2008

Passos para a prova SCJP

Esta é a primeira das certificações Java. Na verdade é a segunda depois da criação da SCJA que é uma prova mais global. Como primeiro passo para a certificação, uma vez que vc adquiriu o voucher como explicado em http://portalarquiteto.blogspot.com/2008/03 é então se preparar para a prova.

E esta é a pior parte. Para a preparação então é interessante ler algum livro e também fazer provas sobre o assunto. Como livro aconselho que você dê uma olhada em 2 que são muito interessantes.

Um é o SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide que é um livro da Katie Sierra mais voltado para a certificação. Existe neste livro várias questões da prova com resposta e também explicação para as respostas. Este não é um livro para explicar passo a passo a linguagem, mas sim para te treinar para a certificação.

Outro livro muito bom também, que foi o que estudei e se chama Head First Java, 2nd Edition. Ele explica muito melhor sobre a linguagem e sobre sua lógica em sí, mas não explica muito sobre a prova. É uma leitura muito bacana (pelo menos eu achei), mas não é muito voltada para a certificação.

Vale a pena também estudar através de provas e simulados que se encontram nos seguintes sites abaixo:
Existem alguns programas que possuem simulados da mesma maneira, mas realmente nunca comprei, mas sei que são muito bons para quem quiser fazer a prova com mais tranquilidade.

Para quem for se aventurar a fazer as provas boa sorte e estudem porque não é tão simples como a maioria acha. Vou tentar postar mais posts, mas realmente estas semanas estão muito corridas, pois estou entregando minha monografia da pós.



Nenhum comentário: