Há bastante tempo não escrevo nada. Resolvi falar agora sobre melhorias de performance que ajudam bastante a aplicação. Em sites, constantemente temos páginas que acessam várias consultas pesadas além de regras de negócio. Estas páginas quando muito acessadas causam freqüentemente problemas de desempenho na aplicação e páginas lentas.
Um dado importante para se tomar a decisão de utilizar ou não cache em páginas é a relação entre corretude e performance. Imagine o seguinte caso: Você tem uma página que possui as últimas notícias da sua empresa. Se uma nova notícia nova acaba de sair, qual o impacto da notícia demorar um pouco a mais para entrar no ar? O ganho de performance vale a pena o atraso na notícia. Se sim é interessante utilizar neste caso o cache para esta página.
Quando temos cenários parecidos com este podemos verificar se é possível realizar cache de páginas. O Ehcache que é um framework java possui além do cache de objetos e cache para acesso a dados com JPA, possui também cache de páginas. Este cache às vezes é mais interessante, porque uma mesma página pode possuir várias consultas e regras de negócio, o que faz com que o cache de página geralmente gere mais ganho de performance do que o cache de acesso a dados.
Para definir o cache de páginas é necessário primeiramente baixar os jars do ehcache disponíveis em http://ehcache.org. Entre os jars necessários é necessário baixar o módulo ehcache-web, que possui a Servlet responsável por gerenciar e guardar o cache das páginas.
Depois disto, no classPath (pode ser na pasta src por exemplo) deve ser adicionado o aquivo ehcache.xml com um conteúdo parecido com o abaixo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<ehcache>
<diskStore path="java.io.tmpdir" />
<cache name="SimplePageCachingFilter" maxElementsInMemory="10"
eternal="false" timeToIdleSeconds="600"
timeToLiveSeconds="600" overflowToDisk="true" />
<defaultCache maxElementsInMemory="10" eternal="false"
overflowToDisk="false" timeToIdleSeconds="120"
timeToLiveSeconds="120" diskPersistent="false"
diskExpiryThreadIntervalSeconds="120" />
</ehcache>
Para o arquivo acima é necessário verificar o tempo de expiração do cache que é definido pela propriedade timeToLiveSeconds que representa o número de segundos do cache da página apresentada.
Depois, no arquivo web.xml devemos adicionar o filtro de cache para as páginas necessárias, assim como mostrado abaixo:
<!-- Filtros para cache de páginas adicionado para páginas -->
<filter>
<filter-name>SimplePageCachingFilter</filter-name>
<filter-class>
net.sf.ehcache.constructs.web.filter.SimplePageCachingFilter
</filter-class>
</filter>
<filter-mapping>
<filter-name>SimplePageCachingFilter</filter-name>
<url-pattern>/index.jsf</url-pattern>
</filter-mapping>
<filter-mapping>
<filter-name>SimplePageCachingFilter</filter-name>
<url-pattern>/noticias.jsf</url-pattern>
</filter-mapping>
<filter-mapping>
<filter-name>SimplePageCachingFilter</filter-name>
<url-pattern>/rss.jsf</url-pattern>
</filter-mapping>
A melhoria de performance é bastante significante. Além do cache de páginas comum é possivel também compactar as páginas, adicionar cabeçalhos, entre outros. Para mais informações visitem http://ehcache.org/documentation/web_caching.html.
É isto aí pessoal. Qualquer problema avisem...