quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Questões de Struts para prova de seleção

Questões de Struts:

Como configurar o web.xml para utilizar o framework Struts?
Deve primeiramente configurar a ActionServlet que receberá todas as requisições e depois mapear alguma extensão como .do para o nome mapeado da servlet acima.

Quais são as classes principais do framework Struts?
As classes principais são:
ActionServlet, ActionForm, Action, ActionMapping, ActionForward e ActionErrors.

O que são classes Action?
Classes Action são responsáveis por realizar a adaptação entre a requisição http e a lógica de negócio correspondente. O controle selecionará a cada requisição a Action especifica, criará uma instância se necessário e chamará o método execute.

Uma Action é ou não Thread Safe?
Não. Apenas uma instancia da Action será utilizada para todas as requisições e por isto ela deve ser feita de uma maneira Thread Safe.

Qual arquivo deve ser alterado para prover suporte ao tiles?
Para prover suporte ao tiles deve ser alterado o arquivo struts-config para prover suporte a ele e deve ser definido um arquivo chamado tiles-def.xml.

Struts provê suporte ao Validator por default?
Não. Plugins adicionais devem ser utilizados para prover suporte ao Validate.

Estas são apenas algumas questões e possíveis respostas. Espero que estas perguntas ajudem.

Questões de EJB para prova de seleção

Questões de EJB:

Quais são os diferentes tipos de Enterprise Beans?

Os tipos de Enterprise Beans são Stateless Session Bean, Stateful Session Beans, Entity Beans e Message Driven Beans.

O que são Entity Beans?

Entity Beans são utilizados para representar os dados que serão persistidos no banco de dados. Eles provêem uma interface para dados que deveriam normalmente ser acessados utilizando JDBC ou outra API.

Qual a diferença entre Container-Managed Persistent (CMP) Bean e Bean-Managed Persistent (BMP)?

CMP é mais simples para desenvolver e mais difícil para o servidor EJB suportar, pois toda lógica de sincronização com a base de dados é realizada automaticamente pelo Container. Com CMP o Container é responsável por controlar a persistência de um Entity Bean.

Com BMP o Enterprise Bean é responsável por controlar o sincronismo do estado do objeto com o banco de dados. BMP permite ao desenvolvedor a flexibilidade de realizar operações que são muito complicadas para o Container ou utilizar um SGBD que não é suportado pelo Container.

O que é Bean Managed Transaction?

Se o desenvolvedor não deseja que o Container gerencie as transações pode-se programar todas as operações manualmente escrevendo o código JDBC apropriado. Para se utilizar o Bean Managed Transaction todo controle de transação deve ser feito pelo desenvolvedor. Utilizar BMT pode tornar sua implementação incompatível com algumas bases de dados e pode aumentar a quantidade de código a ser escrita.

É isto pessoal. Se quiserem mais perguntas e respostas sobre EJB me avisem. Em breve posto algumas perguntas e respostas sobre outras tecnologias.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Resultado da prova

Olá pessoal,

Desculpem mais um bom tempo sem postar. Estava fazendo um curso estas últimas semanas sobre JSF e não estava tendo muito tempo. A boa notícia é que fui aprovado na parte 3 da certificação de arquiteto e agora com o fim do curso terei mais tempo de postar no site.

Como próximo tópico para os posts colocarei algumas perguntas frequentes em provas de arquitetura e desenvolvimento. Todas as perguntas com uma resposta bem resumida. Agradeço muito aqueles que continuam lendo os posts.